Nova doação! Ajude as artesãs indígenas da Colômbia

No dia da mulher, queremos dar mais visibilidade àquelas que lutam para melhorar seu entorno. Por isso, hoje encontrará uma nova doação em nossa web. Aqui te contamos mais sobre este projeto.

artesanas_indigenas

Doação: Ajude as artesãs indígenas da Colômbia

Este é o nome com o qual encontrará em nossa web este novo projeto. Com sua ajuda, queremos arrecadar fundos para que as mulheres guámbianas, nasas, ambalueñas, kiswueñas y mestizas de 5 associações de mulheres indígenas da Colômbia, possam se formar para saber como incrementar sua renda e melhorar sua qualidade de vida vendendo seus artesanatos.

Estes são alguns dos produtos que confeccionam:

artesanas indígenas mochilas

Tecendo por um futuro sem violência

A vida nas zonas rurais de Colômbia está marcada pelo conflito armado e as mulheres indígenas são as que mais sofrem. 50% não tem acesso a um trabalho, por isso as possibilidades de melhorar as vidas de suas famílias e fazer com que novas gerações se afastem das armas são mínimas.

Com a sua doação ajudará a melhorar sua autoestima e que alcancem sua independência económica e social sem perder de vista sua identidade cultural.

 

Curiosidades sobre os artesanatos

Para elaborar seus produtos, as artesãs utilizam diferentes técnicas: crochet, duas agulhas, tear vertical e em alguns casos mudam as agulhas por seus próprios dedos.

artesanas_indigenas1

O tear vertical é uma das tradições culturais mais antigas da Colômbia. Está composto por duas varas verticais paralelas chamadas longarinas e duas horizontais, travessas, para montar um quadro de varas, onde se fixa a teia. O tear vertical se utiliza principalmente para fabricar enfeites, tapetes e almofadas de tecido amarrado.

artesanas_indigenas2

Muitas das mulheres, além disso, tecem somente com os dedos. Esta é uma totalmente ancestral de tecer. Enredam a lã em suas mãos, as esticam e finalmente dão a forma que querem ao produto.

Com esta técnica, os Nasas faziam as kumbiaxca, um cesto usado pelos mais velhos para levar a colheita da praça a suas casas ou carregar folhas de coca que mastigavam (mambiaban) enquanto trabalhavam.

 

Participe agora nesta doação e ajude com que as mulheres de 5 etnas del Cauca possam sair da pobreza!

Feliz dia da mulher!

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s